4 dicas para uma gestão escolar mais eficiente

Ter um educação de qualidade é o principal objetivo das instituições de ensino, não somente isso, mas também é o que os pais buscam quando estão escolhendo uma escola para seus filhos. Por isso, é importante que as instituições possuam uma gestão escolar eficiente.

Uma gestão escolar eficiente afeta diretamente a qualidade da aprendizagem e do ensino e, com isso, a percepção de valor de pais, alunos e professores. No entanto, sabe-se que fazer uma boa gestão não é uma tarefa fácil, pois requer planejamento, tempo e bastante envolvimento de pessoas.

Portanto, nosso time separou algumas dicas para quem está procurando ter uma gestão escolar mais eficiente. Acompanhe!

1 – Planejamento Estratégico 

Não há como ter uma gestão eficiente sem que antes haja um planejamento por trás. É aí que surge a necessidade de se ter um planejamento estratégico.

Através dessa ferramenta é possível ter um norte para saber quais as principais ações que devem ser realizadas pela instituição. Para que, assim, tenham suas metas e objetivos realizados.

Esse documento é um guia para todas as ações do ano letivo, tais como eventos, reuniões pedagógicas, calendário de provas, monitorias, entre outros.

Para saber mais sobre como fazer uma planejamento estratégico de sucesso 

É importante lembrar que, o planejamento estratégico deve ser revisado periodicamente para ajustes necessários e atualizações das demandas da instituição.

2 – Planejamento Financeiro

Manter as finanças em dia é um dos grandes desafios da gestão escolar e é uma questão essencial para uma gestão de qualidade.

Nesse sentido, por meio do controle financeiro, é possível estipular um orçamento para as atividades escolares, além de prever outras despesas necessárias com a instituição.

Entretanto, para que isso seja possível, é importante ter um bom controle de gastos, saber o que é prioritário e quais são os investimentos que tem maior potencial de retorno.

Além disso, um bom controle financeiro ajuda no combate a inadimplência. Com ele, desenvolvem-se estratégias para captação de alunos e também para reter matrículas, o que é muito importante para o fluxo financeiro da escola.

banner assinadoc artigos

3 – Definição e acompanhamento de métricas 

Não há como ter uma boa gestão escolar se não houver métricas bem definidas. Afinal, ter metas e objetivos está relacionado a um bom planejamento que é de suma importância para o sucesso do gestor escolar.

As métricas são importantes para manter a equipe pedagógica engajada e os demais funcionários motivados. Além disso, são uma boa forma de monitorar o desempenho da escola através de número e resultados chaves

Você pode estabelecer e monitorar métricas relacionadas ao desempenho do alunos, à qualificação dos professores, à evasão e a retenção de alunos. Em seguida, é possível estabelecer estratégias para atingir as metas estabelecidas. 

Veja como definir metas para sua escola utilizando o método SMART

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

4 – Investimento em automação

A automação educacional é a prática de tornar processos internos de uma instituição de ensino automáticos. isso se dá pelo uso de ferramentas digitais como softwares.

Esses sistemas podem otimizar o trabalho do gestor. Automatizando uma série de tarefas manuais e repetitivas, permite que o gestor e seus colaboradores se concentrem em aspectos mais estratégicos e mais significativos para o crescimento da instituição.

Existem inúmeras vantagens quando se investe em automatização na educação e tais benefícios atingem tanto os alunos, quantos pais, professores e coordenadores.  Por exemplo: a utilização da automação para gestão de documentos escolares. 

Softwares de gestão de documentos online e assinatura eletrônica, tal qual o Assinadoc, permitem que documentos sejam assinados com validade jurídica e que sejam facilmente gerenciados online. Por isso, é possível manter toda a documentação escolar em dia, conseguindo automatizar cobranças, mandar lembretes automáticos para assinatura de contratos, entre outros.

Confira a seguir os principais documentos que podem ser assinados.

  • Matrícula e Rematrícula 
  • Contratos de Trabalho
  • Termos de Autorização
  • Contratos com Fornecedores 
  • Recebimento de documentos escolares como boletim, histórico, certificados e outros documentos.

Assim, a automação educacional é mais um instrumento que pode ajudar muito em uma gestão escolar de qualidade, pois trás facilidade e agilidade para gestão escolar.

Esperamos que você tenham gostado dessas dicas. para te ajudar desde agora a ter uma gestão escolar mais eficiente, liberemos 7 dias gratuitos para você testar o Assinadoc.

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *