Entenda mais sobre o funcionamento de uma consultoria online e o que você pode fazer para montar a sua ou adaptar a sua para esse formato.

A evolução da consultoria no decorrer dos tempos

O termo consultoria vem do Latim Consultare, que significa “receber um conselho de”. Essa palavra surgiu na antiguidade e era usada na sociedade grega para designar os sacerdotes do Oráculo de Delfos.

Nessa época os sacerdotes eram os consultores da sociedade, pois sempre eram procurados em busca de conhecimento e para ajudar a resolver questões incompreendidas. 

Como podemos observar, o consultor tem o papel fundamental de ajudar a solucionar problemas, assim, um dos principais cenários onde ele se destaca é no de crise. 

Desse modo, depois de passarmos pela antiguidade, vemos novamente a ascensão do termo na modernidade e, nesse contexto, podemos relembrar a crise de 1929 como o momento em que a consultoria veio novamente à tona.

Com a crise de 29 e a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, muitas empresas foram impactadas, havendo a necessidade de auxílio de especialistas para ajudar no gerenciamento de crise, a reorganizar as empresas, solucionar problemas e alavancar novamente os negócios. 

Ainda no mesmo período, durante a década de 90, houveram alguns eventos que impactaram o mercado de consultoria e que fizeram com que esse termo se popularizasse no mundo todo. 

Na atualidade, com a crise ocasionada pela pandemia do coronavírus, é possível ver novamente o crescimento do mercado de consultoria, mas com um diferencial, agora estamos na era do mercado digital.

Desse modo, surge a importância da adaptação dos negócios para o modelo virtual e isso inclui a necessidade de adaptação da forma de se fazer consultoria. Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar como você pode montar a sua consultoria online ou adaptá-la ao virtual. 

Como criar uma consultoria online?

Agora que conhecemos melhor o contexto em que se desenvolveu o mercado de consultoria, vamos ao processo de entender como adequar ou montar uma consultoria online. 

Para começar é importante sejam definidos alguns pontos, são eles:

Área de atuação

É importante que você possa definir um segmento com o qual queira atuar. Dentro desse ramo existem várias possibilidades como consultoria empresarial, jurídica, financeira, esportiva, entre outras. 

O mais importante nessa ocasião é escolher uma área na qual você tenha domínio, que você possa ofertar seu serviço como uma especialidade, se posicionando como autoridade no assunto.

Se você já escolheu um segmento de atuação ou já trabalha com consultoria tradicional e quer se adaptar para o online, continue lendo os outros pontos. 

Plano de atendimento

Plano de atendimento 

Assim como na consultoria tradicional, na virtual você precisa criar um plano de trabalho, definindo a maneira que você irá ofertar o serviço para os seus clientes.

Nesse sentido você pode optar por mesclar o presencial com o virtual, como exemplo, fazer um primeiro atendimento presencial e o restante dos encontros através de vídeo chamada ou deixar tudo virtual, isso depende muito da visão que você tem para o seu negócio. 

Construção de Imagem

Esse é um ponto muito importante para quem trabalha com consultoria, a construção de imagem. Através dela você pode transparecer confiança, credibilidade e honestidade ao mercado, construindo uma reputação sólida e bem demarcada com seus futuros clientes.

Para isso é importante investir em estratégias de marketing e, no caso, começar a explorar a comunicação através das redes e criar uma presença digital. 

Para que você consiga fazer isso, é importante ter uma estratégia que lhe posicione como referência e autoridade no assunto, isso inclui ter estratégias voltadas à produção de conteúdo como publicação de cursos, artigos, seminários e outros meios que o coloquem como vitrine no mercado. 

Infraestrutura

A consultoria virtual precisa ser tão segura quanto a presencial, para isso é importante investir em ferramentas que ajudem a ter uma boa segurança virtual, garantindo a proteção de dados e boa qualidade do serviço.

Além disso, é importante conhecer bem as ferramentas tecnológicas e quais serão necessárias para dar suporte a sua consultoria, como por exemplo, ferramentas de vídeo chamada, armazenamento e gestão de documentos, organização financeira, planejamento de agenda, entre outros. 

Sugestão de leitura: Dicas para vendar por whatsapp

Gestão Organizada

Assim como em qualquer empreendimento, para que haja um bom fluxo de trabalho e qualidade do serviço também é necessário que haja uma gestão organizada, afinal, o consultor deve ter a habilidade de gerir vários projetos de forma simultânea.

Assim, é muito importante que haja organização para lidar com muitos clientes ao mesmo tempo, ainda mais quando se trata do virtual, pois através desse meio é possível alcançar um número maior de pessoas e dar escala ao negócio. 

Essas foram as nossas principais dicas para você que está começando o processo de transformação digital da sua consultoria. Fazer essa transição traz inúmeros benefícios, pois o digital proporciona maior agilidade e qualidade de atendimento, além de que inovar é essencial para a sobrevivência de negócios. 

Com o Assinadoc você pode levar a sua empresa para o futuro e inovar na forma de assinar documentos e fazer a gestão de documentos. Ele é uma ferramenta que traz agilidade e praticidade ao dia a dia da sua consultoria através da utilização de recursos como templates automáticos e lembretes de assinaturas de contrato.

Você pode assinar e e ter documentos digitias em  http://app.assinadoc.com/trial 

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse. Se tiver um assunto específico que queira aprender, deixe sua indicação nos comentários. 

                               
                                   Ver comentários