Como montar ou adaptar sua consultoria para o mundo online

A consultoria no decorrer dos tempos 

A consultoria online nada mais é que a adaptação dos negócios para o modelo virtual. Estamos no século XXI, era digital, a mudança para outros meios de atuações no âmbito profissional está cada vez mais frequente.

Vemos do trabalho remoto do profissional da área de T.I. à consultas com médicos por aplicativos. Por isso temos que nos preparar e acostumar com a evolução digital.

Diante disso, o papel do consultor vem de muitos anos atrás, da antiguidade até os dias atuais. Contudo a ascensão e estabelecimento como profissão no mundo moderno têm suas raízes na Quebra da Bolsa de Valores de Nova York, a Crise de 1929. 

Diversas empresas foram impactadas, havendo a necessidade de auxílio de especialistas para ajudar no gerenciamento de crise, a reorganizar as empresas, e a solucionar problemas e alavancar novamente os negócios. 

Atualmente, com a crise ocasionada pela pandemia do vírus COVID-19, vemos a possibilidade de crescimento do mercado de consultoria digital. Notando certa semelhança na crise de gerenciamento de negócios.

Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar como você pode montar a sua consultoria online ou adaptá-la ao virtual. 

Como criar uma consultoria online?

Agora que conhecemos melhor o contexto em que se desenvolveu o mercado de consultoria, vamos ao processo de entender como adequar ou montar uma consultoria online. 

Para começar é importante sejam definidos alguns pontos, são eles:

Área de atuação

É importante que você possa definir um segmento com o qual queira atuar. Dentro desse ramo existem várias possibilidades como consultoria empresarial, jurídica, financeira, esportiva, entre outras. 

O mais importante nessa ocasião é escolher uma área na qual você tenha domínio, que você possa ofertar seu serviço como uma especialidade, se posicionando como autoridade no assunto.

Se você já escolheu um segmento de atuação ou já trabalha com consultoria tradicional e quer se adaptar para o online, continue lendo os outros pontos. 

Plano de atendimento  

Assim como na consultoria tradicional, na virtual você precisa criar um plano de trabalho, definindo a maneira que você irá ofertar o serviço para os seus clientes.

Nesse sentido você pode optar por mesclar o presencial com o virtual. Por exemplo: realizar um atendimento presencial e o restante dos encontros através de vídeo chamada ou deixar tudo virtual, dependendo muito da sua visão de negócio. 

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

Construção de Imagem

Esse é um ponto muito importante para quem trabalha com consultoria: a construção de imagem. Através dela você pode transparecer confiança, credibilidade e honestidade ao mercado, construindo uma reputação sólida e bem demarcada com seus futuros clientes.

Para isso, é importante investir em estratégias de marketing e, no caso, começar a explorar a comunicação através das redes e criar uma presença digital. 

Para que consiga fazer isso, é importante ter uma estratégia que lhe posicione como referência e autoridade no assunto. Isso inclui ter estratégias voltadas à produção de conteúdo como publicação de cursos, artigos, seminários e outros meios que o coloquem como vitrine no mercado. 

Infraestrutura

A consultoria virtual precisa ser tão segura quanto a presencial.

Primeiramente é importante investir em ferramentas que ajudem a ter uma boa segurança virtual, garantindo a proteção de dados e boa qualidade do serviço.

Além disso, é importante conhecer bem as ferramentas tecnológicas e quais serão necessárias para dar suporte a sua consultoria. Por exemplo, ferramentas de vídeo chamada, armazenamento e gestão de documentos, organização financeira, planejamento de agenda, entre outros. 

banner assinadoc artigos

Gestão Organizada

Assim como em qualquer empreendimento, para que haja um bom fluxo de trabalho e qualidade do serviço também é necessário que haja uma gestão organizada. Afinal, o consultor deve ter a habilidade de gerir vários projetos de forma simultânea.

Assim, é muito importante que haja organização para lidar com muitos clientes ao mesmo tempo, ainda mais quando se trata do virtual, pois através desse meio é possível alcançar um número maior de pessoas e dar escala ao negócio. 

Essas foram as nossas principais dicas para você que está começando o processo de transformação digital da sua consultoria. Fazer essa transição traz inúmeros benefícios, pois o digital proporciona maior agilidade e qualidade de atendimento, além de que inovar é essencial para a sobrevivência de negócios. 

Com o Assinadoc você pode levar a sua empresa para o futuro e inovar na forma de assinar documentos e fazer a gestão de documentos. É uma ferramenta que traz agilidade e praticidade ao dia a dia da sua consultoria, através da utilização de recursos como templates automáticos e lembretes de assinaturas de contrato. 

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *