Pensando em contratar um freelancer? Confira estas dicas e modelo de contrato!

contrato freelancer

Com as mudanças recentes na rotina das empresas e o crescimento do desemprego os profissionais autônomos e o famoso “freela” estão mais comuns! Eles oferecem uma renda extra e uma oportunidade para se manter em tempos difíceis para os profissionais, especialmente em setores criativos.

Os freelas ainda ajudam muito as empresas, pois oferecem recursos extras e características que seu time pode não ter para demandas específicas, porém é muito importante saber como e onde contratar!

Quando buscar/contratar um freela?

A busca por um freela depende muito do que precisa, lembre-se que o freela não é um colaborador, então não pode se encaixar nos seguintes casos:

Regularidade: O freela não pode ser um “colaborador regular” da empresa, então só pode atuar em projetos, não de forma recorrente.

Lembre-se que você pode contratar o mesmo freela de novo, mas não com constância e regularidade, caso contrário irá ter uma relação formal de trabalho.

Hierarquia: Como o freela não é colaborador, ele não responde a hierarquia da empresa, ele age como uma empresa parceira.

Portanto, ele deve respeitar um contrato, valores, itens definidos e datas, mas por não ser um colaborador não responde à você! Então, não pode ser obrigado a comparecer em reuniões ou atender horários específicos e outros comuns nas empresas para colaboradores.

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

Como contratar um freela?

Hoje existem muitos sites para contratação de freelas, eles te ajudam com o contato e até pagamento. Nesses sites você pode conferir a reputação, comentários de contratações anteriores e até mesmo o histórico dos freelas!

Confira alguns destes sites e alguns comentários sobre eles:

  • 99 Freelas: Um bom site, prático e sem custo para criar conta e contratar, ele também é bem grande, então tanto como freela quanto como empresa não vai faltar oportunidade!
  • GetNinjas: Também um site conhecido, ele é Brasileiro e em português, então tem uma interface bem prática e fácil de usar.
  • Freelancer.com: Um grande site, um dos mais conhecidos, porém não é em português, mas existem freelas que falam português nele.
  • Fiver: Um dos destaques recentes, ele tem a vantagem de fixar alguns preços, então você consegue jobs a partir de $5.
  • 99designs: Um bom site, em português, rápido e prático, porém voltado para a área de design (Como o nome já diz), então nesta área pode te ajudar!

E pessoalmente, como ter segurança?

Contratar um profissional que você já conhece pode ser uma boa, além de poder falar com ele pessoalmente você já conhece o trabalho e histórico. Porém, é importante ter alguns cuidados, caso esteja trabalhando na área de softwares você pode precisar de um N.D.A.

O N.D.A (Non Disclosure Agreement) é um acordo onde o freela se compromete a não divulgar informações sigilosas da empresa ou segredos comerciais. Isso é muito bom se você estiver trabalhando com algum sistema, APP ou item que possua um código ou segredo comercial.

Além disto, é indispensável fazer um bom contrato, afinal você está tendo um serviço prestado, então é bom garantir que vai ter o que precisa, pelo valor devido e no prazo devido.

Por último mas não menos importante, é essencial que o freela emita em N.F, caso contrário vai estar irregular, ele pode fazer isto por uma M.E.I se fizer isto de forma recorrente, caso contrário ele pode ir até a prefeitura da sua cidade e emitir uma nota de pessoa física sem muito problema.

Caso precise de um modelo de contrato para freela ou um modelo de N.D.A confira abaixo!

*Lembre-se, os modelos são guias e as leis pode variar de tempos em tempos, então consulte um advogado sobre a utilização e se eles atendem suas necessidades.

MODELO DE ACORDO DE CONFIDENCIALIDADE (N.D.A)

MODELO DE CONTRATO PARA FREELA

Bônus: Que tal criar modelos de contrato 100% personalizados pronto para assinar?

Agora no Assinadoc você pode criar modelos de contratos personalizados para suprir qualquer necessidade. Através do nosso poderoso Gerador de documentos, você adiciona as informações essenciais que precisa, e o Astro cria um documento novinho em folha, 100% personalizado, pronto para assinar! Experimente agora essa facilidade!

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *