Os processos são essenciais para empresas, eles permitem que você escale seu negócio sem perder qualidade no seu atendimento e possa contratar novas pessoas!
Entretanto, é comum escritórios, agências e outros pequenos e médios negócios não possuírem processos de vendas. Com isso geram alguns problemas como:
- Perder mensagens de clientes no whatsapp.
- Tempo logo no envio de orçamentos.
- Preços definidos e passados diretamente via mensagens.
- Esquecer negociações anteriores.
- Perda de vendas.
- Desistência de clientes antes da finalização do contrato.
Por isso, os processos são importantes, e para um processo existir eles precisam ser ensináveis, escaláveis, mensurável e previsível.
Como estruturar processos de vendas?
Cada agência/empresa é diferente, os passos podem mudar, necessidade de reuniões e etc, mas algumas estruturas básicas acabam se mantendo na maioria das empresas.
Funil de fechamento.
O primeiro passo é desenhar o funil de fechamento, de forma que você possa ter todos os passos desenhados. A partir deles, você deve criar os processos, temos um exemplo de modelo, vamos vê-lo.

Neste modelo temos um processo de 9 passos, partindo da primeira conversa com o cliente até o monitoramento da validade do contrato para renovação, a partir dele você também pode criar os processos de renovação e etc.
Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!
1. Primeira conversa.
Primeiramente, quando seu possível cliente entra em contato com você, seja via redes sociais, Whatsapp, telefone, é necessário ter um procedimento básico, de como pedir mais informações, direcionar o produto correto e entender as dores e necessidades dele.
2. Coleta de informações.
Nesse caso é possível montar um formulário simples com perguntas padrão que todos os clientes deve responder, como o que ele busca, se já possuí algo atualmente, como estão seus números (de seguidores por exemplo) e etc.
Com os templates do assinadoc é possível criar o formulário e disponibilizar o mesmo de forma pública no seu site.
3 e 4. Elaboração da proposta, envio e alterações.
Agora você pode elaborar sua proposta, é ideal que você tenha um modelo padrão, para poder apenas preencher algumas informações.
Após isso, você pode enviar para seu cliente dar o aval, solicitando a assinatura dele na mesma, seu cliente ainda pode recusas a proposta e tem a opção de digitar o motivo, desta forma você recebe o feedback dele através do seu Assinadoc no histórico!
Depois disso, você pode ajustar a proposta e utilizar o recurso de “Substituir” para atualizar a mesma de forma rápida e prática e reenviar a mesma.
5 e 6. Contrato.
Com a proposta aprovada agora é só mandar o contrato!
Você pode envia-lo pelo Assinadoc como de costume, recebendo alertas e já pode definir quantos meses de validade ele possuí, assim nós te lembraremos de renovar o mesmo quando necessário (Passo 9).
7 e 8. Cobrar e começar!
Agora você pode emitir as cobranças para seu cliente e iniciar o projeto, assim que receber o aviso de que seu contrato foi assinado com sucesso.
Utilize os modelos de cards e contratos no Trello para ter padrões, assim sempre que um determinado projeto for contratado você terá um modelo pré-definido para começar, com todos os checklists e etc.
Para cobranças, indicamos que utilize o Asaas, ele te permite automatizar as cobranças com alertas via e-mail, SMS, e até mesmo ligações.
9. Monitorar.
Se estiver usando o Assinadoc, no momento da solicitação você é avisado, então agora é só ficar sossegado(a) que iremos te avisar antes do vencimento do seu contrato para que você possa renova-lo!