Os processos são essenciais para empresas, eles permitem que você escale seu negócio sem perder qualidade no seu atendimento e possa contratar novas pessoas!

Porém é comum escritórios, agências e outros pequenos e médios negócios não possuirem processos de vendas, e com isto geram alguns problemas como:

  • Perder mensagens de clientes no whatsapp.
  • Tempo logo no envio de orçamentos.
  • Preços definidos e passados diretamente via mensagens.
  • Esquecer negociações anteriores.
  • Perca de vendas.
  • Desistência de clientes antes da finalização do contrato.

Por isto os processos são importantes, e para um processo existir eles precisam ser ensináveis, escaláveis, mensurável e previsível.

Como estruturar processos de vendas?

Cada agência/empresa é diferente, os passos podem mudar, necessidade de reuniões e etc, mas algumas estruturas básicas acabam se mantendo na maioria das empresas.

Funil de fechamento.

O primeiro passo é desenhar o funil de fechamento, de forma que você possa ter todos os passos desenhados e a partir deles criar os processos, vamos ver um modelo.

Neste modelo temos um processo de 9 passos, partindo da primeira conversa com o cliente até o monitoramento da validade do contrato para renovação, a partir dele você também pode criar os processos de renovação e etc.

1. Primeira conversa.

Quando seu possível cliente entra em contato com você, seja via redes sociais, whatsapp, telefone, é necessário ter um procedimento básico, de como pedir mais informações, direcionar o produto correto e entender as dores e necessidades dele.

2. Coleta de informações.

Neste caso é possível montar um formulário simples com perguntas padrão que todos os clientes deve responder, como o que ele busca, se já possuí algo atualmente, como estão seus números (De seguidores por exemplo) e etc.

Com os templates do assinadoc é possível criar o formulário e disponibilizar o mesmo de forma pública no seu site 😉

3 e 4. Elaboração da proposta, envio e alterações.

Agora você pode elaborar sua proposta, é ideal que você tenha um modelo padrão, para poder apenas preencher algumas informações.

Após isto você pode enviar para seu cliente dar o aval, solicitando a assinatura dele na mesma, seu cliente ainda pode recusas a proposta e tem a opção de digitar o motivo, desta forma você recebe o feedback dele através do seu assinadoc no histórico!

Depois disso, você pode ajustar a proposta e utilizar o recurso de “Substituir” para atualizar a mesma de forma rápida e prática e reenviar a mesma.

5 e 6. Contrato.

Com a proposta aprovada agora é só mandar o contrato! 🥳 🤩

Você pode envia-lo pelo assinadoc como de costume, recebendo alertas e já pode definir quantos meses de validade ele possuí, assim nós te lembraremos de renovar o mesmo quando necessário (Passo 9).

7 e 8. Cobrar e começar!

Agora você pode emitir as cobranças para seu cliente e iniciar o projeto, assim que receber o aviso de que seu contrato foi assinado com sucesso.

Utilize os modelos de cards e contratos no Trello para ter padrões, assim sempre que um determinado projeto for contratado você terá um modelo pré definido para começar, com todos os checklists e etc.

Para cobranças, indicamos que utilize o Asaas, ele te permite automatizar as cobranças com alertas via e-mail, SMS e até ligações.

9. Monitorar.

Se estiver usando o assinadoc, no momento da solicitação você é avisado, então agora é só ficar sossegado(a) que iremos te avisar antes do vencimento do seu contrato para que você possa renova-lo! 😄

                               
                                   Ver comentários