Melhores ferramentas gratuitas para marketing em 2021

ferramentas marketing 2021

Com o crescimento da digitalização em 2020, a mídia nas redes sociais, atendimento de clientes online e vendas online as ferramentas para digitalização de processos se tornaram indispensáveis!

Porém, é fácil que os custos das ferramentas acumulem e se tornem algo fora de controle rapidamente, custando centenas de reais, ou dólares, por mês!

Mas, para todas as ferramentas pagas existem opções gratuitas! Ou pelo menos de baixo custo, possibilitando executar uma publicidade de qualidade, gastando menos de R$50 por mês ou até mesmo R$0,00!

Confira a lista que nós preparamos de ferramentas para utilizar em 2021, organizada por categorias de ações.

Criação e agendamento de posts em redes sociais

Manter suas redes sociais alimentadas sem se perder não é fácil, por isso é importante ter ferramentas para te ajudar. Nós temos duas indicações neste quesito.

Canva

O Canva é uma ferramenta de qualidade para criação de postagens que conta com vários modelos. Estudando e tendo um pouco de paciência é possível virar um expert nele em pouco tempo!

Ele ainda possui um modo pago que dispensa nossa próxima ferramenta, permitindo que você crie seus materiais e agende na mesma plataforma.

Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta gratuita para postagens em redes sociais. Diferente da maioria, ela permite os posts no LinkedIn, o que para muitas áreas é importante.

Ela permite que você agende até 30 posts ao longo do mês e o cadastro de 3 perfis, sendo perfeito para usuários individuais que vão agendar os posts da sua empresa. Além disso, ele está disponível em português e você pode utilizar o plano gratuito!

banner assinadoc artigos

Comunicação com clientes e suporte

O suporte pode ser algo que demanda muito tempo e ser estressante, portanto ter uma ferramenta de qualidade para isto pode ajudar a sua equipe e a você a render mais.

Para isso, você pode utilizar o tawk.to! Essa ferramenta gratuita permite instalar chat no seu site, criar base de conhecimento e até gerar links para que seu possa cliente acessar diretamente e falar com a sua equipe.

Ele ainda permite que você gerencie sua agenda, disponibilize o chat online e offline, peça um pequeno cadastro e muito mais!

Agendamento de reuniões automáticas

Agendar reuniões também pode ser complicado, as vezes você está disponível em uma hora, e seu cliente em outra, e assim segue a incompatibilidade de horário sem fim!

Por isso, vamos indicar o Calendly, uma ferramenta gratuita que permite que você gere um link para seus clientes agendem uma reunião com você. Isso tudo sem ter contato com a outra pessoa.

Você configura suas agendas, configura o tempo do evento, tempo antes e depois de preparação e muito mais! Ele inclui na sua agenda o evento de forma automática, dá opção de desmarcar ou reagendar, envia os links da chamada para todos. Na versão paga, permite até mesmo cobrar uma taxa diretamente na reunião.

Na versão gratuita você já consegue cadastrar suas agendas e eventos, suprindo a maior parte das necessidades padrões dos usuários.

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

Envio de e-mail marketing e comunicação

Nesse quesito iremos falar do Mautic, mas você já deve ter ouvido falar de ferramentas conhecidas como RD Station, por exemplo.

Bom, o Mautic faz tudo o que eles fazem, mas tem a vantagem de ser opensource (código aberto) e gratuito!

Ele tem uma certa curva de aprendizado, além de você precisar configurar o mesmo no seu servidor – no caso, o do seu site. Portanto, caso você não tenha uma hospedagem e um site, você pode ter dificuldades.

Ele permite que você crie landing pages, formulários para cadastro e a criação de e-mails e campanhas de envio automáticas. Além de poder configurar serviços de e-mails de terceiros, como o serviço de e-mails da Amazon (SES) para reduzir os seus custos de e-mails.

Assinaturas digitais

Assinar documentos e contratos também é algo importante. De forma gratuita você tem o Adobe Acrobat PDF, ele permite que você assine documentos digitalmente com validade jurídica e confira assinaturas em documentos.

Caso você queira enviar documentos para seus cliente assinar, você pode utilizar o Assinadoc, um sistema brasileiro que oferece o melhor custo do mercado.

Com ele é possível enviar o documento para seu cliente assinar sem que ele precise fazer o download de nenhum programa, nem realizar cadastro.

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *