Profissão: Influenciador Digital

profissao influencer

Saiba o que é um influenciador digital e quais são os tipos e categorias que caracterizam esses profissionais do novo mercado.

Influenciadores digitais são pessoas que possuem uma forte presença nas mídias digitais e que através do seu conteúdo tem a capacidade de influenciar a tomada de decisão de seus seguidores. 

São pessoas que conseguiram construir sua autoridade nas redes por meio do seu conhecimento e posicionamento e que, por conta disso, tiveram sucesso em obter um público fiel e engajado. Assim, recebem propostas comerciais de empresas para divulgação de produtos e serviços, que procuram aumentar suas vendas através do uso do marketing de influência. 

A profissão de influencer está em constante crescimento e podemos verificar isso quando olhamos para os números do mercado. Segundo o site Betway, esse mercado deve movimentar cerca de R$10 bilhões só em 2021. 

Confira: Modelo de Contrato de Parceria e Cooperação Comercial com Digital Influencer

Tamanho do influenciador na era digital 

Com o advento das mídias sociais, qualquer pessoa pode se tornar um influenciador, independente do número de seguidores. Na verdade, existem diferentes classificações de influenciadores de acordo com o tamanho do público, são elas:

Essas classificações são importantes para que as marcas considerem fazer ações com os influenciadores.

Além disso, também é preciso levar em consideração o aspecto da segmentação, contudo um grande influenciador não é aquele que tem mais seguidores, mas quem trabalha em um relacionamento longo e duradouro com determinados nichos.

Como um influencer é medido? (Tripé da influência)

Para que um influenciador possa conseguir atrair boas parcerias é importante que ele mostre uma base forte. Por isso, alguns aspectos são considerados para além do número de seguidores, como podemos ver a seguir. 

Alcance diz respeito ao potencial que o influenciador tem de espalhar sua mensagem. É determinado pelo número de seguidores. 

Relevância  é a importância que o influenciador digital tem dentro do seu segmento ou nicho. Normalmente é mensurado por meio de métricas de engajamento. 

Ressonância diz respeito a quantas pessoas estão efetivamente passando a mensagem do influenciador adiante. É comumente a ações sociais como menções e compartilhamentos. 

Tipos de influenciadores digitais 

Existem diferentes tipos de influenciadores digitais que podem ser pessoas que conquistaram fama na própria internet ou em outras mídias. 

Assim, podemos separá-los em:

Nativos Digitais: São influencers que conquistaram sua fama através da internet utilizando diferentes plataformas como youtube, instagram, tiktok, entre outros. Alguns exemplos de influenciadores nativos: Whindersson Nunes, Felipe Neto e Gabriela Pugliesi. 

Celebridades: esse tipo de influencer conquistou sua fama através das mídias tradicionais como tv, cinema e rádio e, por conta dessa fama, conseguiu desenvolver um público nas mídias digitais.

É importante considerar que para as celebridades não são influencers profissionais, pois tem essa atividade como secundária. Diferente do caso de nativos digitais que empreendem em ambiente virtual e tem a carreira de influencer como sua profissão principal. 

Conclusão

Espero que tenham gostado de aprender um pouco mais desse mercado de influenciadores digitais.

Nesse artigo passamos a conhecer um pouco mais a fundo sobre o que são, quais as classificações de influenciadores, como medir o potencial deles e quais são os diferentes tipos.

Você imaginaria que existisse todas essas nuances dentro dessa profissão?

Existe muito mais coisas do que podemos imaginar nesse mercado e você pode continuar acompanhando o blog do Assinadoc para aprender mais sobre elas.

Deixe sua opinião nos comentários.

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *