Saiba o que é um influenciador digital e quais são os tipos e categorias que caracterizam esses profissionais do novo mercado.

Influenciadores digitais são pessoas que possuem uma forte presença nas mídias digitais e que através do seu conteúdo tem a capacidade de influenciar a tomada de decisão de seus seguidores. 

São pessoas que conseguiram construir sua autoridade nas redes por meio do seu conhecimento e posicionamento e que, por conta disso, tiveram sucesso em obter um público fiel e engajado.

Assim, recebem propostas comerciais de empresas para divulgação de produtos e serviços, que procuram aumentar suas vendas através do uso do marketing de influência. 

A profissão de influencer está em constante crescimento e podemos verificar isso quando olhamos para os números do mercado. Segundo o site Betway, esse mercado deve movimentar cerca de R$10 bilhões só em 2021. 

Confira: Modelo de Contrato de Parceria e Cooperação Comercial com Digital Influencer

Tamanho do influenciador na era digital 

Com o advento das mídias sociais, qualquer pessoa pode se tornar um influenciador, independente do número de seguidores. Na verdade, existem diferentes classificações de influenciadores de acordo com o tamanho do público, são elas:

Essas classificações são importantes para que as marcas considerem fazer ações com os influenciadores.

Além disso, também é preciso levar em consideração o aspecto da segmentação, contudo um grande influenciador não é aquele que tem mais seguidores, mas quem trabalha em um relacionamento longo e duradouro com determinados nichos.

Como um influencer é medido? (Tripé da influência)

Para que um influenciador possa conseguir atrair boas parcerias é importante que ele mostre uma base forte.

Por isso, alguns aspectos são considerados para além do número de seguidores, como podemos ver a seguir. 

Alcance diz respeito ao potencial que o influenciador tem de espalhar sua mensagem. É determinado pelo número de seguidores. 

Relevância  é a importância que o influenciador digital tem dentro do seu segmento ou nicho. Normalmente é mensurado por meio de métricas de engajamento. 

Ressonância diz respeito a quantas pessoas estão efetivamente passando a mensagem do influenciador adiante. É comumente a ações sociais como menções e compartilhamentos. 

Recomendação de leitura: Dicas para se organizar e criar um calendário de mídias sociais

Tipos de influenciadores digitais 

Existem diferentes tipos de influenciadores digitais que podem ser pessoas que conquistaram fama na própria internet ou em outras mídias. 

Assim, podemos separá-los em:

Nativos Digitais: São influencers que conquistaram sua fama através da internet utilizando diferentes plataformas como youtube, instagram, tiktok, entre outros. Alguns exemplos de influenciadores nativos: Whindersson Nunes, Felipe Neto e Gabriela Pugliesi. 

Celebridades: esse tipo de influencer conquistou sua fama através das mídias tradicionais como tv, cinema e rádio e, por conta dessa fama, conseguiu desenvolver um público nas mídias digitais.

É importante considerar que para as celebridades não são influencers profissionais, pois tem essa atividade como secundária.

Diferente do caso de nativos digitais que empreendem em ambiente virtual e tem a carreira de influencer como sua profissão principal. 

Conclusão

Espero que tenham gostado de aprender um pouco mais desse mercado de influenciadores digitais.

Nesse artigo passamos a conhecer um pouco mais a fundo sobre o que são, quais as classificações de influenciadores, como medir o potencial deles e quais são os diferentes tipos.

Você imaginaria que existisse todas essas nuances dentro dessa profissão?

Existe muito mais coisas do que podemos imaginar nesse mercado e você pode continuar acompanhando o blog do Assinadoc para aprender mais sobre elas.

Deixe sua opinião nos comentários.

Cadastro assinadoc
                               
                                   Ver comentários