4 vantagens comprovadas do trabalho remoto

trabalho remoto

Nos últimos 2 anos praticamente todas as empresas tiveram alguma experiência com trabalho remoto, seja por vontade própria ou de forma forçada. Porém, com a reabertura das empresas e flexibilização das medidas restritivas, é comum a urgência de voltar ao padrão antigo.

Mas, neste momento que muitas vezes sem pensar, nós abrimos mão de coisas boas que aconteceram e que podemos aproveitar, em especial com trabalho remoto. Por isso, separamos 4 vantagens comprovadas do trabalho remoto, para te mostrar que é possível sim, trabalhar de forma remota, com eficiência!

1. Menos despesas operacionais.

O trabalho remoto permite que as empresas economizem até 50% dos seus custos com despesas operacionais. Seja um aluguel que é extremamente alto (Em capitais pode chegar perto de R$15.000 dependendo do tamanho do local). Ou até despesas operacionais comuns, como água, energia, internet e outros.

Mas e a qualidade de vida/trabalho do time? Será que as pessoas ficariam insatisfeitas de não ter um local específico para trabalhar? Ou de ter mais custos em casa?

Benefícios para o time no trabalho remoto

Aí que vem os benefícios para o time: a empresa irá economizar de forma assustadora com o time todo em casa (ou parcialmente). E parte desta economia pode e deve ser revertida para a satisfação do time.

Você pode suprir a necessidade de um espaço físico por meio do coworking, ou seja, um espaço gerenciado por outra empresa para que a sua empresa possa utilizar.

Neste modelo você pode alugar estações de trabalho para as pessoas do seu time que querem ir presencialmente, seja para o dia todo ou meio período. Além de utilizar salas de reunião e todo o espaço quando necessário. Você ainda pode oferecer ajuda de custo para seus colaboradores, com valores para auxiliar com internet e energia, além de ajudar os mesmos a montar seu espaço de trabalho.

banner assinadoc artigos

2. Acesso a talentos

Uma grande vantagem de não depender de um local específico é poder acessar talentos de todos os locais, seja da sua cidade ou não. Você ficará menos restrito a colaboradores, e oferecendo melhor qualidade de vida para eles, uma vez que podem morar próximo de suas famílias e em locais com um custo de vida menor.

3. Mais produtividade

A ideia de funcionários remotos como preguiçosos que não têm emprego real é simplesmente isso: um mito. Os funcionários que trabalham em casa são mais produtivos do que aqueles que trabalham em um escritório.

O aumento da produtividade entre os funcionários remotos está ligado à experiência dos trabalhadores da Liberty, nesse sentido, há menos interrupções no local de trabalho e maior flexibilidade no horário de trabalho.

Uma avaliação do Airtasker de 2020 das rotinas diárias de 1.004 trabalhadores encontrou evidências da melhoria da produtividade do trabalho remoto. Embora os funcionários remotos passem mais tempo fazendo pausas durante o dia de trabalho, eles também passaram mais tempo em atividades de trabalho.

Além disso, em comparação com 56% dos trabalhadores no escritório, apenas 39% dos trabalhadores remotos procuraram desvios de trabalho quando o movimento do mouse e/ou o tempo de tela foram registrados por seus empregadores.

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

4. Melhor retenção de talentos

O trabalho remoto é um dos benefícios mais desejados que as empresas podem oferecer a quem procura emprego, com 42% dos funcionários dispostos a aceitar uma redução salarial em troca de opções de trabalho mais flexíveis de seus empregadores, de acordo com a PwC.

Surpreendentemente, considerando a alta taxa de desemprego entre os indivíduos dessa faixa etária, adultos trabalhadores de 18 a 34 anos estariam dispostos a abrir mão de mais de 10% de seu salário pela flexibilidade profissional que o teletrabalho proporciona.

Pesquisas recentes descobriram que funcionários remotos são 13% mais propensos do que os trabalhadores locais a continuar em seus empregos por um longo período de tempo, reiterando o apelo dos trabalhos remotos e a menor taxa de rotatividade associada a eles.

Mas por onde começar?

Se você ainda não conhece muito sobre o assunto, mas quer explorar mais esta modalidade de trabalho na sua empresa. Recomendamos a leitura desse artigo do BeerorCoffee que fala mais sobre o coworking e trabalho remoto.

E por fim, aproveite e utilize o Assinadoc para gerenciar documentos de forma remota e eficiente com seu time!

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *