A sua empresa já parou para iniciar um planejamento para 2022 e realizar as adaptações para acompanhar o mercado com o trabalho remoto?

Esse é um cuidado importante para conseguir se adequar, manter o bom funcionamento e buscar resultados cada vez melhores, promovendo o crescimento do negócio.

Nesse sentido, vale destacar que o fator humano ganha ainda mais destaque, tornando fundamental conhecer as principais tendências para as equipes.

Por exemplo, o futuro será realmente remoto? Entender essa questão pode ser essencial para o planejamento corporativo. 

Se você se interessou pelo assunto, então confira as principais tendências para as equipes em 2022!

Tendências para trabalho remoto!

Trabalho Remoto e Trabalho Híbrido.

A pandemia da Covid-19 ampliou a aplicação do trabalho remoto, em especial com o home office para viabilizar o distanciamento social na equipe.

Porém com a vacinação avançando cada vez mais, é comum empresas reabrirem as portas e passarem a receber seus times novamente.

Com isso, o trabalho híbrido passa a ser uma forma flexível e interessante de trabalho, mesclando o remoto e o presencial.

Aqui, vale saber que a tendência é de que o modelo híbrido avance cada vez mais. Inclusive, uma pesquisa divulgada no primeiro semestre de 2021 demonstrou que 95% dos executivos enxergam o trabalho híbrido como uma prática permanente nos contratos.

Com ele é possível ter a flexibilidade do trabalho remoto, porém os eventos mais importantes como reuniões de acompanhamento são presenciais.

Além disso, é possível permitir que os colaboradores trabalhem presencialmente caso queiram e até flexibilizem seus horários.

Adoção de Coworkings.

Por conta das mudanças que tivemos nos últimos 2 anos, várias empresas optaram por contratar pessoas em locais diferentes.

Então com a volta do trabalho presencial, o coworking passa a ser uma ótima alternativa para escritórios distribuídos.

Coworking é um novo modo de trabalho, onde empresas de todos os tamanhos e profissionais autônomos compartilham recursos físicos, conseguem receber os seus clientes e otimizam seus negócios, por meio da redução de custo com infraestrutura, contratos de curto prazo e com a ampla oferta de conhecimento e networking que os locais oferecem.

Eureca Coworking

Desta forma as empresas arcam ou auxiliam com os custos de salas para times em locais diferentes ou estações de trabalho, oferecendo um espaço agradável e adequado aos seus colaboradores sem que eles estejam na sede da empresa.

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

Maior uso da tecnologia no dia a dia.

A transformação digital não é uma nenhuma novidade, ou seja, o uso de tecnologia e automação já são pontos essenciais no negócio.

Contudo, para viabilizar a atuação remota, a empresa precisará de aplicativos e softwares que proporcionem integração e mobilidade.

Os colaboradores precisam ter condições de acessar informações e se comunicar quando precisar, por meio de canais profissionais que proporcionem segurança.

Na prática, significa que a busca pelas soluções tecnológicas da empresa também devem focar nas necessidades da equipe.

Desta forma soluções que trazem processos físicos para o mundo digital passam a ser essenciais, para cobrar seus clientes, assinar documentos e muitos outros.

banner assinadoc artigos

Equipes multigeracionais

Você sabe o que é a força de trabalho multigeracional? Ela se refere aos times formados por pessoas de diferentes faixas etárias e outras características distintas.

Por exemplo, ter colaboradores mais jovens e ligados à tecnologia, enquanto também se aproveita a experiência e vivência de profissionais mais maduros.

Isso traz experiências mais ricas para a equipe e traz benefícios para a empresa, especialmente pela união entre inovação e experiência.

Essa tendência também se relaciona com a maior diversidade nas empresas.

Mais flexibilidade nos contratos

Nos tópicos anteriores, provavelmente foi possível notar outra tendência que ganha cada vez mais espaço: o uso de estratégias de trabalho flexível.

Ela pode englobar diferentes frentes relacionadas ao trabalho. Por exemplo, mesmo em uma atuação presencial, jornadas flexíveis passam a ter mais espaço.

Além disso, há um crescimento em relação à valorização da produtividade e qualidade da entrega, sem tanto foco no cumprimento de uma jornada mínima.

Ademais, o anywhere office também se relaciona com o conceito, ao dar liberdade para que o colaborador escolha onde trabalhar a cada dia.

Essa flexibilidade também pode se estender para outros fatores. Concessão de folgas ou licenças, por exemplo, tendem a ter mais abertura para a negociação. Assim também, o aumento da autonomia garantida à equipe, evitando o micro gerenciamento das atividades.

Cadastro assinadoc
                               
                                   Ver comentários