Confira de que modo você pode aumentar a sua produtividade no seu dia mais, implementando algumas práticas e técnicas que vão ajudar você se organizar melhor e ser mais eficiente na execução de tarefas.

Com a revolução tecnológica e a ampliação do acesso à informação, começamos a ter que lidar com o excesso de informações que acabam enchendo nossa mente.

É comum nos sentirmos sobrecarregados, principalmente porque vivemos em uma sociedade rápida e multitarefa, o que muitas vezes acaba com a habilidade de permanecer focado e administrar o tempo.

Além do mais, existe uma cobrança muito grande em ser produtivo, o que faz com que as pessoas trabalhem em excesso o que ao invés de ajudar pode acabar atrapalhando.

Existe uma diferença entre trabalhar muito e ser produtivo no trabalho. Estender sua jornada até altas horas todos os dias e passar os finais de semana na empresa não vão aumentar sua produtividade. 

Isso porque você ao aumentar a sua carga de trabalho você vai aumentar o seu estresse e cansaço, o que pode gerar confusão mental, ineficiência na tomada de decisões, entre outras coisas. 

Por isso, é importante ter em mente que produtividade é alcançar bons resultados com o menor esforço, isso significa que é trabalhar de maneira inteligente. Assim, se faz essencial o conhecimento boas práticas e técnicas que podem te ajudar a se tornar mais produtivo e fazer seu dia render mais.

1. Planeje suas tarefas

A organização é fundamental para quem quer ser mais produtivo. Por isso, uma boa dica é realizar anotações das atividades e tarefas que devem ser feitas ao longo do dia ou da semana. Desse modo, reserve um tempo para se organizar, veja tudo que tem para fazer e priorize suas tarefas.

Você pode usar algumas técnicas para fazer essa priorização como a Matriz de Eisenhower que te ajuda a definir o que é importante, o que deve ser feito urgentemente e o que deve ser delegado.

Planejar suas tarefas é essencial para que você consiga ter um norte do que deve ser feito e consiga ter mais tranquilidade durante a semana. Sem preocupações de ter que ficar memorizando tudo que deve ser feito. 

banner assinadoc artigos

2. Faça pausas durante o trabalho

Como foi dito anteriormente, muitas pessoas confundem produtividade com quantidade de trabalho. Vemos muitas pessoas passando por rotinas estressantes de chegar cedo, almoçar trabalhando, virar noites para fazer uma entrega e, com isso, acabam se esgotando.

Assim, uma dica essencial é FAÇA PAUSAS durante o trabalho!

Ao fazer pausas você deixa a sua mente respirar e, o que permite que ela se renove e que você volte a produzir.

Uma técnica que pode ser utilizada nesse caso é a de Pomodoro, que consiste basicamente em dividir seu trabalho em intervalos de 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. 

Essa é apenas uma dicas, mas você pode ver de que maneira funciona melhor para você e, durante essas pausas. Você pode aproveitar para fazer atividade de relaxação e que te gere bem estar, como comer um lanche, dar uma caminhada e escutar música. 

3. Limpe sua mesa 

Apesar de parecer uma tarefa simples, essa prática pode ajudar a aumentar a produtividade. Isso porque ao manter um ambiente limpo e organizado você sente que as coisas estão sob controle e ao mesmo tempo sua mente fica mais organizada.

Ter um ambiente organizado, ajuda também a ter mais foco durante a execução das atividades que devem ser realizadas, pois garante seja um ambiente livre de distrações. 

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

4. Comece pelas tarefas difíceis 

Um grande problema de muitas pessoas tanto no ambiente de trabalho como no dia a dia é a procrastinação. Isso porque tendemos a deixar tarefas que consideramos difíceis para depois e muitas vezes isso faz com que acabemos nos atrapalhando em executar  a mesma.

Por isso, para vencer a procrastinação e conseguir realizar essas tarefas complexas, é importante que elas sejam priorizadas. Assim, ao começar por elas você terá mais energia e disposição para desenvolver o trabalho necessário.

5. Não seja multitarefas 

Muitos profissionais acreditam que ao realizarem várias tarefas estão conseguindo otimizar seu tempo e ser mais produtivo. Entretanto, isso é um grande engano.

Isso porque o cérebro precisa priorizar uma tarefa, então é melhor escolher uma tarefa e focar nela para que ela seja bem feita, do que tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

A multitarefa faz com que você pague um preço mental toda vez que você interrompe uma tarefa e pula para outra, o que reduz a sua produtividade ao invés de aumentá-la.

Essas foram nossas 5 dicas para você que quer se tornar mais produtivo no seu cotidiano. 

São práticas e técnicas simples que podem fazer toda a diferença no seu ambiente profissional e pessoal. Ao aplicá-las você vai conseguir se organizar melhor e eliminar a grande parte da tensão e estresse causados por práticas improdutivas.

Coloque essas dicas em prática e depois conta pra gente como foi sua experiência! 

Cadastro assinadoc
                               
                                   Ver comentários