Como fazer o dobro das coisas na metade do tempo! Dicas ágeis! (Parte 3) (Ciclo PDCA)

Dicas ageis 3

O tempo sempre foi e será um problema. Afinal, o tempo é o recurso mais finito que as empresas e as pessoas podem ter. Além disso, a produtividade, organização e a automação do trabalho são tão importantes no dia a dia das empresas.

Chegou, enfim, a terceira parte da nossa série de Dicas Ágeis! Não se esqueça de checar a Parte 1 e Parte 2 para ficar em dia.

Portanto, confira essas dicas e técnicas de metodologias para aumentar a produtividade nos seus processos!

PDCA e o Scrum

O significado da sigla PDCA é: Plan (planejar), Do (executar), Check (checar/controlar) e Act (agir).

As empresas usam essa ferramenta como um método para análise e solução de problemas, pois proporciona uma sequência lógica e possibilita o aumento do conhecimento dos gestores, tornando a tomada de decisão mais efetiva. 

Muitas das novas metodologias aplicadas hoje utilizam alguns conceitos do PDCA, por exemplo o SCRUM e o Design Thinking. Além disso, o método tem como propósito aumentar o conhecimento de uma pessoa sobre determinada situação. 

O PDCA foi criado com o objetivo acelerar o processo de identificação da causa dos problemas e auxiliar na proposta de soluções. Esse processo é cíclico e em cada repetição pode ser encontrado outros resultados, como a identificação de falhas e também mensuração dos fatores cruciais da gestão.

Como o ciclo PDCA promove o crescimento das pessoas?

O método PDCA propõe os seguintes aspectos para promover o crescimento das pessoas dentro das empresas: 

  1. O ser humano só cresce quando é desafiado;
  2. A meta é o que promove o desafio;
  3. Para garantir o alcance da meta é necessário que as pessoas busquem conhecimento;
  4. Cada pessoa tem uma capacidade diária de absorção do conhecimento;
  5. O método PDCA é o caminho para desenvolver essa capacidade; 
  6. O método PDCA é o caminho para alcançar a meta.

Ou seja, utilizar o PDCA como a principal metodologia de processos é a melhor estratégia para conseguir alcançar melhores resultados organizacionais.

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

O ciclo PDCA inclui as seguintes etapas sequenciais:

Como dito anteriormente, o ciclo PDCA é um método cíclico dividido em quatro etapas e para o funcionamento correto desse processo, é preciso “rodar o PDCA”, ou seja: 

Planejar

A melhor forma de solucionar um problema é identificando as suas características e causas usando um planejamento. E montar um plano de ação para alcançar uma meta. E também elaborar objetivos claros e executáveis com foco em obter resultados positivos.

Executar

Execute as ações estabelecidas no plano de ação, sempre educando e treinando o pessoal. Além disso, acompanhe o progresso do que foi implementado.

Controlar

Controle os resultados obtidos, meça e acompanhe o indicador eleito através do tempo. Assim como, analise os resultados e faça as reavaliações necessárias para o plano.

Agir

Caso a meta tenha sido alcançada, agora é necessário agir para padronizar as ações. Mas, se isso não ocorreu, o ideal é corrigir os erros através de um “novo giro do PDCA”, caso os resultados não tenham sido como os esperados.

PDCA
Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *