A importância da automação para contabilidades

Atuar com a área tributária e fiscal no Brasil não é fácil. Segundo o Banco Mundial, o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do Mundo, em que uma empresa chega a gastar em média 1500 horas por ano para estar em dia com o Fisco. 

Escritórios de contabilidade tem um grande desafio para atender os prazos do Fisco devido ao excesso de demandas em suas rotinas executadas de forma manual, e a automação para contabilidades pode ser uma alternativa para aumentar a eficiência e produtividade dos contadores. 

Leia o artigo e descubra como a automação pode ajudar seu escritório de contabilidade a decolar a sua produtividade. Vamos lá?

automação de contabilidades
Automação Fiscal é com a Tributei

O que é automação?

A automação se refere ao uso de tecnologias (geralmente aplicadas a sistemas ou plataformas) para executar tarefas repetitivas e manuais, ajudando os profissionais que atuam na área a melhorar sua produtividade e ganhar tempo para se dedicar às tarefas mais estratégicas.

Os sistemas de automação ajudam as empresas a reduzir falhas operacionais e retrabalhos, promovem a segurança e precisão dos dados utilizados, além de melhorar a performance dos profissionais. 

Benefícios da automação para escritórios contábeis

Várias são as possibilidades de retorno positivo ao implantar ferramentas de automação a escritórios de contabilidade. Veja os principais benefícios que sua contabilidade pode ganhar ao automatizar processos manuais:

Aumento de produtividade

Com as atividades operacionais sendo realizadas de forma parcial ou em totalidade de forma automatizada, os profissionais conseguem fazer as demandas em menor tempo. 

As atividades que demandavam horas ou até dias para serem concluídas passam a ser realizadas de forma mais rápida. Dessa forma, os profissionais ganham tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas, gerando mais valor para os clientes.

Eliminação de erros

Pessoas estão sujeitas a gerar erros quando realizam o trabalho de forma manual e possuem grande carga de trabalho. Os sistemas de automação possuem suas regras parametrizadas e executam as atividades de forma padronizada com capacidade de processar altos volumes de dados, minimizando ou eliminando a possibilidade de erros.

Redução de custos

Com o aumento da produtividade, os prazos do Fisco passam a ser atendidos de forma mais fácil, reduzindo, assim, as chances de pagamento de multas e juros.

Há sistemas de automação que auxiliam no processo de cálculo e auditoria de impostos, que identificam de forma rápida o quanto a empresa tem a recolher e se está pagando impostos de forma errada. Outra redução de custos proporcionada pela automação é a redução de horas extras da equipe. Devido ao aumento de produtividade, não precisaria mais trabalhar pós expediente ou finais de semana para realizar as entregas do negócio!

Caso prático de automação: Tributei

Um bom exemplo de ferramenta de automação para escritório contábeis é o software Tributei. Ele utiliza tecnologias como inteligência artificial e robôs para automatizar o cálculo e geração de guias do ICMS Substituição Tributária (ST) e Diferencial de alíquotas (DIFAL) das notas de compra.

Com a solução de automação do ICMS-ST e DIFAL do Tributei, você poderá:

  • Ter suas notas fiscais e conhecimentos de transporte disponíveis para baixar e consultar;
  • Realizar o cálculo  de várias notas em poucos minutos por meio do XML da nota;
  • Identificar valores de ICMS-ST a recolher e cobranças indevidas por parte dos fornecedores;
  • Gerar várias guias do Documento de Arrecadação Estadual (DAE-MG, DAR-MT, GR-PR..) de forma automatizada.

Atualmente, o Tributei ajuda mais de 5000 empresas a calcularem o ICMS-ST das notas de compra, assim como, já identificou mais de R$ 8 mi em cobranças indevidas desse imposto.

Além disso, nossos clientes economizam, em média, 20 dias da sua rotina de trabalho com o ICMS-ST e DIFAL. 

Se você atua em um departamento fiscal de uma contabilidade ou empresa do comércio e tem muitas notas com ICMS-ST ou DIFAL para calcular, convidamos você a fazer um teste grátis da nossa solução. 

Parceria Assinadoc & Tributei

Pensando em contribuir com mais automação de processos para escritórios contábeis, nós, do Assinadoc, realizamos uma parceria com o Tributei. Garantimos um desconto especial para a contração do sistema de automação de cálculos e guias do ICMS-ST e DIFAL.

Ficou interessado(a)? Clique aqui para saber mais no botão abaixo.

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *