Dicas para um Home Office eficiente

home office

Muitas empresas estão adotando um regime de home office, ou trabalho remoto, para diminuir a exposição dos seus funcionários ao vírus, mas sem os cuidados necessários isto pode sem um problema!

Por isso, nós preparamos algumas dicas matadoras para você aderir ao processo de trabalho remoto na sua empresa e até mantar o processo total ou parcialmente após a crise do Coronavírus.

Crie um ambiente de trabalho

Demarque seu território. Estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente.

Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Fuja do cômodo cuja janela dá para o playground do prédio, por exemplo. Cômodos arejados e bem iluminados também são uma boa pedida.

Se você é amante da natureza, coloque uma planta na sua mesa. Se é fanático por um time de futebol, coloque uma bandeirinha dele ao lado do computador. Coloque retratos da família na mesa, trate seu home office como um escritório de verdade.

Defina horários que funcionam para você

Ok, você trabalha em casa, mas isso não significa que sua jornada diária de trabalho deve ser semelhante à do escritório.

Em casa você rende de forma diferente, tem outras necessidades, a maior parte das empresas que não tem sucesso no Home Office tentam recriar o ambiente do escritório em casa.

Isso vale independentemente do horário que você escolher para executar suas atividades. Se você sente que produz mais à noite, e seu negócio permite que trabalhe nesse período, por que não? Afinal, esta é uma das vantagens de trabalhar em casa.

Cuidado com as distrações!

Se você tem filhos, gato, papagaio, cachorro, estabeleça limites para eles. Crianças aprendem cedo, então comece cedo a deixar claro que, embora você esteja em casa, aquele é seu local de trabalho.

O Junior não ligaria para o seu trabalho pedindo ajuda com aquele problema insolúvel de matemática da quarta série, correto? Então ele não deve ligar e, principalmente, você não deve permitir que ele faça isso quando estiver trabalhando em casa.

Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão. Você e as pessoas têm de entender que você está em casa, mas está trabalhando, caso contrário, tchau, tchau produtividade.

banner assinadoc artigos

Tenha metas e objetivos

Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista exequível de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la, até mesmo para são trabalhar mais do que o necessário e ficar exausto em pouco tempo.

Essa é uma boa forma de manter-se produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do lar, e de não deixar que seu home office acabe se transformando em um fardo.

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

Faça pausas

Trabalhando no escritório, longe de casa, de vez em quando você dava uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito, também, quando estiver ralando em casa.

Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, porque dá o distanciamento, muitas vezes, necessário para enxergar a situação como um todo.

Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não seja tão duro consigo mesmo. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador. Faça uma pausa pela causa.

Saia do trabalho no final do dia

Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.

O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma outra coisa da vida.

Afinal, se você tivesse de se locomover para o escritório todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *