Em um mundo já acostumado com meios digitais em várias áreas de atuação, é natural precisar de formas para autenticar documentos profissionais de maneira eletrônica. É nesse contexto que entra o certificado digital para médicos e demais profissionais de saúde.

O certificado digital é uma solução gratuita que permite a essas pessoas utilizarem uma assinatura com validade jurídica para inúmeros tipos de documentos. Ele foi normatizado pelo Conselho Federal de Medicina e garante a identificação do profissional no meio virtual.

No entanto, como qualquer outra novidade tecnológica, é importante se familiarizar com as suas características e funcionamento antes de integrá-la ao seu dia a dia. Afinal, isso tem tudo para transformar a forma como você trabalha.

Quer saber tudo o que precisa sobre certificado digital para profissionais de saúde? Então, confira as informações que destacamos a seguir.

Para que serve um certificado digital para profissionais de saúde?

O certificado digital é um registro feito pelo médico ou outro profissional de saúde que serve como assinatura com validade jurídica para documentos eletrônicos. Ou seja, é o caso de prontuários eletrônicos, contratos, procurações, prescrições médicas, enfim, como método de identificação.

Ele funciona a partir da nuvem, ficando acessível de qualquer dispositivo em que o profissional insira as suas credenciais. Todo o processo é autenticado com toda a segurança, proporcionando mais produtividade e praticidade.

Trata-se de um método superior ao uso de senhas convencionais e tokens, já que podem ser esquecidos ou furtados. O certificado digital utiliza um sistema de autenticação próprio que reconhece a assinatura do profissional e valida o seu uso.

Cada profissional e órgão regulador tem particularidades em relação ao certificado digital, mas ele funciona essencialmente da mesma forma. Com essa solução, é possível aproveitar mais comodidade e proporcionar um melhor atendimento ao paciente.

Quais são os benefícios de ter um certificado digital?

O certificado digital é uma novidade que tem tudo para transformar positivamente a rotina do profissional de saúde. No entanto, é normal ainda ter insegurança em relação a ele, já que representa uma grande mudança.

Que tal conhecer alguns argumentos? A seguir, veja um resumo das principais vantagens de utilizar esse recurso em seu trabalho.

Autenticação instantânea

Na correria do dia a dia do meio da saúde, precisamos sempre de soluções que agilizem o nosso trabalho, e não o tornem mais complexo. O certificado digital permitirá que você realize diversas operações importantes de forma instantânea, sem demoras.

Isso se deve ao processo de autenticação instantânea do certificado digital. Ele usa a biometria, ou seja, características unicamente suas, para se assegurar da sua identidade e facilitar o seu processo de trabalho.

Acesso descentralizado na nuvem

O certificado digital não é um arquivo nem um objeto físico que pode ser perdido ou apagado. Em vez disso, ele é armazenado na nuvem, sendo plenamente acessível de qualquer lugar, bastando que você insira as suas credenciais e use a biometria para se autenticar.

Dessa forma, é possível contar com mais comodidade, mas sem sacrificar a segurança dos seus dados. Ou seja, você pode assinar documentos usando diversos dispositivos compatíveis, não se restringindo apenas ao computador do consultório, por exemplo.

Mais comodidade ao paciente

Ao utilizar um certificado digital, você também poderá agregar mais valor à experiência do seu paciente. Isso será um diferencial valioso para você como profissional de saúde em um meio concorrido, já que aumenta as chances de fidelização.

Para o paciente, é muito mais cômodo receber uma receita virtual com assinatura digital por e-mail ou WhatsApp. Afinal, evita que o documento se perca e o torna sempre facilmente acessível para consultas.

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

Como solicitar o seu certificado digital?

Gostou da ideia por trás do certificado digital? Se você quer passar a aproveitar essa comodidade em seu dia a dia de trabalho, basta requisitar o seu.

Para médicos, o processo deve ser realizado junto ao Conselho Regional de Medicina da sua região. Acesse o painel do CRM Virtual, que é o portal de serviços online do CRM. A partir daí, basta requisitar o certificado digital do CFM em nuvem.

Depois, a autenticação será realizada a partir dos dados de biometria cadastrados no sistema. Se eles forem incompatíveis, será necessário realizar uma nova coleta ao fazer o seu agendamento junto ao CRM.

Para dentistas, o processo é semelhante, só que ocorre junto à autoridade certificadora do Conselho Federal de Odontologia (CFO). No caso de outros profissionais de saúde, basta consultar o órgão controlador do segmento.

Por fim, é importante lembrar que o certificado digital tem validade inicial de um ano para médicos, podendo ser renovado por mais quatro.

banner assinadoc artigos

Como usar o seu certificado digital?

O certificado digital permite assinar de forma eletrônica e juridicamente válida uma série de documentos que até alguns anos atrás eram apenas de papel. Então, ao contar com essa facilidade, o profissional de saúde poderá trabalhar com versões digitais desses documentos.

O processo de assinatura digital para médicos pode ocorrer por meio do software Assinadoc. Ele proporciona bastante produtividade por meio de processos automatizados, além de organizar muito bem cada demanda.

Para assinar um documento, basta fazer o upload dele na plataforma. Depois, é feita a autenticação dos dados do profissional, que acontece de forma instantânea. Daí então, é possível assinar o documento e validá-lo.

O sistema monitora os documentos assinados digitalmente. Ficam visíveis informações como o emissor do certificado, modelo, validade e o nome. A partir dessa tela, também é possível excluir o certificado.

Viu só como é bastante fácil integrar o certificado digital à sua vida como profissional de saúde? Essa é uma ótima forma de ter mais comodidade e praticidade em suas operações, podendo se livrar do peso da burocracia ao contar com os meios eletrônicos para tornar as coisas bem mais fáceis. Então, aproveite as informações deste artigo para saber por onde começar.

Cadastro assinadoc
                               
                                   Ver comentários