Contabilidade Digital: Como dar os Primeiros Passos

contabilidade digital primeiros passos

A contabilidade digital é uma consequência da evolução tecnológica que procura tornar processos cada vez mais simples e eficazes. Ela faz com que atividades repetitivas sejam delegadas para as máquinas e que a força de trabalho humana seja utilizada de maneira mais inteligente.

Entretanto, ainda que represente muitas vantagens, a mudança para o meio digital ainda é vista como um desafio por muitos profissionais da área

Desse modo, nesse artigo vamos  mostrar os primeiros passos para que você possa embarcar nessa jornada digital. 

1º Passo: Escolha bem suas ferramentas! 

Como todo bom tripulante, quando se está preparando para uma viagem, é importante separar bons equipamentos. Assim, para começar nessa jornada digital, é preciso saber selecionar boas ferramentas tecnológicas.

Para tanto, antes deve-se avaliar quais tecnologias serão importantes de adotar. A seguir vamos pontuar algumas delas.

Contatos rápidos: Pode-se utilizar aplicativos de mensagem como o Whatsapp.

Gestão de Tarefas: Nesse caso, ferramentas como o Trello podem ser muito úteis para organização de demandas e acompanhamento de projetos em equipe.

Videoconferência: Uma excelente para plataforma para realização de videochamada, além de ser gratuita, é o Google Meet.

Gestão de documentos online: O Assinadoc é um software de assinatura eletrônica e gestão de documentos online que facilita a organização de documentos e desburocratiza processos.

Você precisa fazer um levantamento de necessidades do seu negócio para entender quais as tecnologias devem ser implementadas.

banner assinadoc artigos

2º Passo: Prepare sua equipe

Agora que você tem as ferramentas necessárias, é importante treinar a sua equipe para que haja um atendimento diferenciado.

Como a utilização da tecnologia, tarefas repetitivas e que geram pouco valor são eliminadas, o que faz com que haja mais tempo para que a equipe foque em atividades mais estratégicas e em um melhor atendimento ao cliente.

Além disso, é importante que a equipe esteja familiarizada com a tecnologia e possa operar com propriedade as ferramentas para que haja uma boa qualidade do serviço prestado. Isso consiste em dizer também que a equipe precisa adotar uma cultura digital e está pronta para exercer tarefas mais analíticas.

Dessa forma, alguns dos pontos essenciais dentro da construção da contabilidade digital levam em conta uma equipe que abraça a inovação, tem uma cultura tecnológica e que valoriza o sucesso do cliente.

3º Passo: Conheça seu público

Para que o negócio funcione é importante conhecer o seu público.

Dessa forma é possível ter estratégia de relacionamento com cliente, marketing e entender a melhor forma de implementar a contabilidade digital. Ao avaliar o seu público é possível entender as tecnologias que irão servir bem a eles.

Além de conseguir mostrar de maneira mais clara as vantagens de adotar ferramentas digitais.

4º Passo: Menos operacional e mais estratégico 

Com a adoção da tecnologia na contabilidade, atividades repetitivas são eliminadas, isso faz com que haja mais tempo para focar em atividades mais relevantes e que geram mais valor para o cliente.

Nesse sentido, o contador sai de um papel operacional para ficar em um papel mais estratégico, conseguindo atuar de uma maneira consultiva com os seus clientes.

Isso significa que ao ter mais tempo e ter ferramentas de trabalho que ajudam a ter informações mais qualificadas.

O contador tem um poder de análise melhor e, consequentemente, gerar melhores resultados para seus clientes. 

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

5º Passo: Mostre seu trabalho 

Agora que você já tem as ferramentas adequadas, uma equipe qualificada, conhece bem seu público e tem o atendimento estruturado, é hora de mostrar o seu serviço. Por isso, é importante que você invista no marketing do seu negócio. 

A partir disso, você poderá adotar uma estratégia para captar mais clientes para o seu empreendimento, investindo no posicionamento e criando uma presença digital.

Nesse sentido, é importante entender em quais mídias seu público se encontra, quais canais eles frequentam e a partir disso planejar a melhor maneira de divulgar seu negócio. Site, blog, criação de conteúdo para as redes sociais, e-mail marketing, entre outros; são meios que podem ser adotados  

Esses foram os primeiros passos para que você comece sua jornada no universo da contabilidade digital. Agora você pode colocar eles em prática e colher os benefícios que esse modelo de atendimento pode gerar.

Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse!

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *