Como fazer o dobro das coisas na metade do tempo! Dicas ágeis! (Parte 2) (Modelo de planilha de gestão de projetos com Burndown)

dicas ageis 2

O tempo sempre foi e será um problema. Afinal, o tempo é o recurso mais finito que as empresas e as pessoas podem ter. Além disso, a produtividade, organização e a automação do trabalho são tão importantes no dia a dia das empresas.

Chegou a segunda parte da nossa série de Dicas Ágeis! Não se esqueça de checar a Parte 1 para ficar em dia. Publicaremos a terceira parte em breve.

Portanto, confira essas dicas e técnicas de metodologias para aumentar a produtividade nos seus processos!

É doloroso saber do atraso, mas necessário!

Uma das coisas que menos gostamos de ouvir quando falamos de projetos é atraso. Contudo, é muito importante saber que você está fora do prazo, e o mais importante, que você vai terminar fora do prazo!

Algumas ferramentas do SCRUM nos permitem saber o nosso ponto atual em projetos mais longos, o que costuma ser complicado, e, inclusive, saber aproximadamente a data que você deve finalizar algo.

Se você está gostando desse artigo, ou se interessa por esse tipo de conteúdo, não hesite em cadastrar-se para receber mais novidades, modelos, conteúdos e muitos mais!

O que é o Burndown?

O Burndown é uma ferramenta de medição visual dessa metodologia ágil. Ele apresenta o trabalho concluído por dia em relação à taxa de conclusão projetada para o projeto.

O gráfico foi criado em 2000, por Ken Schwaber, fora da comunidade Scrum. Sua primeira utilização foi para gerenciar projetos de software. Essa ferramenta é extremamente útil. Não são raras as vezes em que os gerentes de projetos ficam atolados em seus prazos.

Ou seja, devido aos obstáculos e situações imprevisíveis que ocorrem durante o ciclo de vida de um projeto, o tempo acaba sempre sendo uma restrição que esses profissionais precisam driblar.

A representação gráfica é formada por dois eixo o Y (vertical) e X (horizontal). O eixo Y representa o trabalho que precisa ser realizado. Enquanto, o eixo X representa o tempo – quantidade de trabalho -, estipulada em dias ou horas, para concluir a demanda.

Quais são os benefícios de um gráfico Burndown?

A simplicidade é a vantagem mais óbvia do gráfico. Mas o principal benefício é apresentar um relatório de status sempre atualizado de forma visível a todos. Além disso, essa característica incentiva que todos estejam envolvidos no trabalho, e também atentos a possíveis percalços.

Entretanto, como esse gráfico não mostra outras ocorrências dentro do ciclo de vida – por exemplo alterações no escopo -, é ideal trabalhar em paralelo com o Burnup (um gráfico de detalhamento)

Quer um modelo para começar?

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL PARA BAIXAR UM MODELO DE PLANILHA PARA GESTÃO DE PROJETOS COM BURNDOWN!

Bônus: Que tal criar modelos de contrato 100% personalizados pronto para assinar?

Agora no Assinadoc você pode criar modelos de contratos personalizados para suprir qualquer necessidade. Através do nosso poderoso Gerador de documentos, você adiciona as informações essenciais que precisa, e o Astro cria um documento novinho em folha, 100% personalizado, pronto para assinar! Experimente agora essa facilidade!

Cadastro assinadoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *